Portais da Cidade

Notcias na 25 de maro

Listando: 1196 1200 de 1513
Brasil recebe restos high-tech dos EUA

Em 2006, o Brasil foi parte do lixão high-tech da Califórnia. De acordo com dados obtidos pela Folha no DTSC (sigla em inglês para Departamento de Controle de Substâncias Tóxicas da Califórnia), 1.190 toneladas de lixo eletrônico foram enviadas do Estado norte-americano ao Brasil naquele ano.

Os dados indicam que o Brasil pode ter ignorado a Convenção da Basileia, um tratado internacional do qual o país faz parte e que tenta combater o trânsito internacional de resíduos perigosos dos países desenvolvidos para nações em desenvolvimento.

O lixo eletrônico --televisores, computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos descartados para o uso-- é considerado perigoso, pois possui em sua composição substâncias tóxicas como mercúrio e chumbo.

Televisores e monitores de computador, por exemplo, possuem de 20% a 25% de chumbo em sua composição.



Brasil

O DTSC não especifica que tipo de aparelho eletrônico foi enviado ao país.

Em 2007, o ano mais recente para o qual o DTSC possui dados, não há registros de envio de lixo eletrônico ao Brasil.

O Ministério do Meio Ambiente, ouvido pela Folha, diz não ter informações a respeito.

Os dados do DTSC ainda mostram que a Califórnia exportou mais de 9.000 toneladas de lixo eletrônico para todo o mundo em 2006. China, Malásia e Índia são alguns dos países que aparecem na lista.

Essa quantidade, porém, pode ser ainda maior. Os números apresentados pelo DTSC são fornecidos por aqueles que "cumprem as regras" do departamento governamental para exportação.

O trânsito internacional ilegal de lixo eletrônico é apontado por ambientalistas como um grave e crescente problema global. A China, por exemplo, é um dos países mais afetados por remessas ilegais de aparelhos descartados.

Ambientalistas também estimam que entre 50% a 80% do lixo eletrônico nos EUA é exportado e apenas cerca de 10% é reciclado da maneira correta. Em 2003, a Califórnia efetivou legislação que proíbe o despejo de aparelhos eletrônicos sem uso em seus lixões. De acordo com um membro do DTSC, porém, o Estado e o país não possuem capacidade para reciclar todo esse lixo.

Funcionário de uma empresa que coleta esse lixo em Berkeley, região de San Francisco, disse à reportagem que muitas empresas acabam exportando os aparelhos em vez de reciclá-los no país por se tratar de um negócio mais lucrativo. "Com o mercado de metais desvalorizado, elas [as empresas] não veem vantagem em reciclar," disse ele.

Legislação internacional

Dentre os mais de 170 países que participam da Convenção da Basileia, apenas Afeganistão, Haiti e EUA não a ratificaram. O tratado estabelece severas regras para o trânsito de substâncias perigosas entre países participantes e não participantes do tratado.

Essas regras podem ser dribladas por meio de outros acordos internacionais ou da não-ratificação de partes ou emendas ao texto da Convenção.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo de 30 países que produzem mais da metade da riqueza mundial e que inclui os EUA, possui regras próprias sobre o assunto.


Zoom de câmera que pode ser mergulhada é limitado


A Olympus Stylus 1050 SW é uma digital para ir a campo: à prova de quedas de até 1,5 metro, pode ser mergulhada em até três metros de profundidade e resiste a temperaturas baixas (-10 C).

Essa robustez não se traduz em uma máquina grande (93x62x22,6 mm) ou pesada (152 gramas).

Olympus 1050 SW, que pode ser mergulhada em até três metros, tem preço de R$ 1.999
Seu corpo possui uma característica não-usual: é possível controlar funções básicas batucando o dedo em certas partes da estrutura do aparelho.

O objetivo é que fique mais fácil manipular a câmera quando o usuário veste luvas -por exemplo, na neve.
A função está em sintonia com o espírito aventureiro da câmera, mas o zoom ótico de apenas três vezes é muito pouco para sua proposta.

As fotos, que podem ter até 10,1 Mpixels (suficientes para imprimir em papéis maiores que uma folha A4), têm boa qualidade. Há modo programado para foto embaixo da água.

Com sensibilidade à luz (ISO) de até 1.600, a câmera registra imagens a partir de ISO 400 com mais ruído do que concorrentes semelhantes.

A câmera é indicada para quem vai fazer uso real de sua armadura: o preço sugerido para o Brasil é de R$ 1.999. Na mesma faixa de preço, há máquinas com qualidades óticas mais sofisticadas.

Serviço especializado divulga produção cultural sem cobrar

O site brasileiro Overmundo (www.overmundo.com.br) é um bom começo para a publicação e a divulgação de conteúdo cultural na internet.

Basta um cadastro rápido, mas que pede o número do CPF, para colocar material no banco de cultura -imagens, teses, vídeos etc.

Antes de ser definitivamente publicado, o conteúdo é avaliado por outros participantes, que podem dar sugestões de edição.

O site tem um mecanismo que ajuda na divulgação, já que o que é colocado é classificado por outros usuários e ganha destaque com isso.

Existe um portal dedicado a divulgar artistas que não tenham gravadora. O www.jamendo.com hospeda músicas com direitos flexíveis.

Quem coloca uma composição na comunidade -são mais de 15 mil álbuns e 500 mil usuários- pode levar o arquivo para blogs e outras páginas, ou ter a canção tocada na rádio oficial do site, entre outras formas de divulgação.

Já os escritores podem disponibilizar suas obras no dominiopublico.gov.br. É preciso licenciar a obra em Creative Commons.

Com crise, games gratuitos na internet ganham espaço

Os amantes de videogames que procuram diversão durante a crise econômica estão aumentando os acessos aos games on-line gratuitos. O número de visitantes aos sites de jogos on-lne cresceu 27% nos Estados Unidos em 2008, que foram procurados por 86 milhões de pessoas até o final de dezembro, de acordo com com um relatório da empresa de estatísticas comScore, divulgado na quinta-feira (29).

O total de tempo dedicado aos jogos aumentou em 42%, com 4,9% das atividades executadas na internet voltadas aos jogos on-line gratuitos.

texto
Jogos gratuitos on-line aumentaram audiência em 42%, afirma empresa de estatísticas; motivo seria a crise econômica

"Isso indica que os games são uma das atividades mais procuradas durante os períodos de crise econômica", disse o diretor de solução em games da comScore, Edward Hunter.

"Não há apenas consumidores procurando distrações para aliviar os assuntos econômicos, mas também o crescimento de uma alternativa de entretenimento livre de pagamento."

O site Yahoo! Games é o mais procurado, com um crescimento anual de 20% --ou 19,5 milhões de acessos. A gigante dos videogames Electronic Arts aparece em segundo lugar, com 15,4 milhões de acessos, o que representa um aumento de 21% nas visitas. A Disney Games vem em terceiro lugar, com crescimento em 13%, o que significa 13,4 milhões de visitantes.

"Jogos casuais estão se demonstrando uma verdadeira alternativa de diversão e entretenimento gratuito para as pessoas durante a crise", diz a chefe de operações da Electronic Arts, Michelle Weaver.

(Fonte: da France Presse, em San Francisco ) - 01/02/2009
Novela "Caminho das Índias" aposta alto na internet

Antes mesmo de estrear e virar assunto entre noveleiros, "Caminho das Índias" movimentou a turma dos internautas. Em vídeos, entrevistas e fotografias --parte de uma campanha da emissora--, o folhetim se espalhou pela internet, nos sites YouTube, Twitter e Flickr. Em alguns, já virou sucesso. No Orkut, onde não houve divulgação por parte da Globo, já há mais de 400 comunidades.

No YouTube, os vídeos em que Márcio Garcia e Juliana Paes aparecem em uma montagem fazendo ioga foram postados pela própria emissora e já acumulam quase 40 mil acessos cada um.

Durante a festa de lançamento da trama, no último dia 10, nas páginas oficiais da novela no Twitter e no Flickr, era possível saber em tempo real o que estava acontecendo no evento.

As informações foram postadas por blogueiros convidados pela autora da trama, Gloria Perez. Ela, instigada pela proximidade entre o mundo real e o virtual, reuniu-se com eles em dezembro passado.

"Postamos comentários e fotos do evento, o que gerou uma intensa repercussão. No primeiro encontro com a autora, conversamos sobre o que faz um blogueiro e o que ele pensa, e a Gloria se interessou porque a interatividade é uma coisa nova na TV", diz Caio Novaes, dono de um site que hospeda blogs.

Além de servir de canal para bombar a história, a interatividade de "Caminho das Índias" estará presente no decorrer da trama por meio de Indra, personagem que terá um blog na trama e na vida real, e dos dois diários virtuais mantidos pela autora.

"A princípio, esse tema seria algo secundário na trama, mas ela percebeu que, no Brasil, o universo virtual ainda é um meio restrito e fechado. Com a discussão desse tema na TV, a tendência é que cresça a visibilidade dos blogs em nosso país", diz o empresário Wagner Fontoura, outro autor de blog consultado por Gloria.

Para Bruno Rodrigues, especialista em mídia digital, o fato de "Caminho das Índias" estar presente na internet pode ajudar a atrair o público que abandonou a TV nos últimos tempos. "Pela primeira vez, há a possibilidade de o receptor ser ouvido. Isso é inédito e transformador", avalia Rodrigues.

(Fonte: ANA CAROLINA RODRIGUES do Agora ) - 25/01/2009
Listando: 1200 de 1513

Anuncie

Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.