Portais da Cidade

Notícias na 25 de março

Listando: 1326 à 1330 de 1513
Programas caros podem ser substituídos por gratuitos

Os programas gratuitos não se limitam a tarefas simples. É cada vez mais comum o desenvolvimento de freewares poderosos e complexos.

Bons exemplos disso são as ferramentas para manipulação de imagens, como o Gimp. Com vários recursos avançados e mais de cem plugins disponíveis, é uma boa alternativa ao Adobe Photo-shop. O site disponibiliza oficialmente apenas o código-fonte do programa, mas oferece links para versões compiladas, prontas para funcionar em vários sistemas operacionais.

Entre os editores de gráficos vetoriais, que buscam substituir o Adobe Illustrator, destaca-se o Inkscape. Animações em 2D com imagens vetoriais podem ser criadas com o Synfig.

Quem trabalha com CAD, mas não precisa de todos os recursos fornecidos pelo AutoCAD, pode tentar recorrer ao Alibre Design Xpress ou ao Envisioneer Express.

O Blender é uma das mais conceituadas e completas soluções para trabalhos com gráficos tridimensionais. Outros destaques nessa área são o DAZ Studio, o OpenFX, o K-3D e o 3D Canvas.

Talvez o maior exemplo do avanço dos softwares gratuitos seja os sistemas operacionais. Muitos deles como Linux, Solaris e FreeBSD são inspirados ou baseados no Unix (sistema muito utilizado em universidades e indústrias durante os anos 70 e 80) e possuem uma boa biblioteca de softwares não pagos.

As várias distribuições de Linux, como Ubuntu e Mandriva, tornam-no cada vez mais acessível a iniciantes.

Com interface de linha de comando, o FreeDOS é semelhante ao velho MS-DOS e tem suporte à maioria dos aplicativos desenvolvidos para este.

Sistema permite que pais monitorem ações dos filhos na rede

O controle de internet pelos pais é uma funcionalidade do software de segurança da Kaspersky Internet Security 7.0, lançado na semana passada, que não tinha na versão anterior, de 2006.

Ele tem três níveis de acesso: criança, adolescente e pai --o administrador, cujo perfil deve ter senha. Por meio da ferramenta, é possível delimitar a que horas os filhos poderão acessar a internet e por quanto tempo eles têm autorização de ficar on-line.

Importante: antes de mudar para o perfil de pai para criança, é preciso fechar todas as janelas do navegador, ou o controle pode ser burlado.

Teste

Nos testes realizados, ele bloqueou todos os sites de conteúdo adulto e registrou em seu relatório cada página visitada no Orkut. Apesar de não ter impedido o acesso às páginas do YouTube e do Google Video, a ferramenta bloqueou, nesses sites, buscas por palavras que estavam atreladas a drogas e pornografia.

Mas não as identificou quando inseridas em um e-mail e em conversas por mensageiros instantâneos.

O pacote de aplicativos também vem com anti-spam, configurações de firewall (para bloquear alguns tipos de conteúdo) e antivírus para arquivos, para e-mail e, claro, para internet.

Com o software de segurança para internet, foi lançado o Antivírus 7.0, que também tem alguns recursos para proteção de internet, apesar de ele não ter detectado um arquivo suspeito que o Internet Security, do mesmo fabricante, apontou.

A verificação em todo o computador levou cerca de uma hora e não retornou nenhuma praga. A Folha checou com o programa Antivirus Tester 1.0 (que fiscaliza a ação dos antivírus) e uma ferramenta concorrente, da Panda, e os relatórios desses também não apontaram nenhuma praga.

Backup

O recurso mais interessante desse antivírus é o disco de recuperação, que orienta passo a passo a fazer um backup do sistema.

Ele recomenda que o usuário esteja com a última atualização do Windows (Service Pack 2) e instale o programa gratuito PE Builder 3.1.3, que recria o disco de instalação do sistema operacional da Microsoft, agregando os drives e os programas que você já tem no seu micro. Dessa forma, é mais fácil recuperar o sistema caso um vírus destrua seu computador.

No Brasil, o Antivírus 7.0 e o Internet Security 7.0 serão comercializados pela Esy World a R$ 79 e R$ 119, respectivamente.

Bots tentam roubar dados do usuário

Redes zumbis --ou botnets-- são formadas por máquinas que recebem ordens de terceiros sem conhecimento do proprietário.

"O bot é [a máquina que faz parte da rede ou] um programa capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades ou falhas na configuração de programas instalados em um computador", diz Cristine Hoepers, gerente do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br).

Segundo Hoepers, os bots podem acarretar em "lentidão da máquina, da conexão com a internet e em aplicativos que param de funcionar sem motivo aparente". Ela adverte que eles podem roubar dados sensíveis.

Mais de 20 milhões de brasileiros navegam na internet de casa

Pela primeira vez, o número de internautas residenciais ativos --aqueles que navegam ao menos uma vez por mês de casa-- passou dos 20 milhões no Brasil. Em setembro de 2007, a quantidade de internautas que acessam a rede de casa chegou aos 20,1, segundo informou ontem um relatório do Ibope/NetRatings, que mapeia a web brasileira.

Em comparação com o mesmo período ano passado, o volume de internautas aumentou 47%, segundo o levantamento. Considerando todos os ambientes (residência, trabalho e locais públicos gratuitos e pagos), o número total de pessoas com acesso à internet no Brasil já é de 36,9 milhões.

Em tempo de uso da internet residencial, os internautas brasileiros, com 22 horas mensais por pessoa, continuam a ser os que mais gastam tempo navegando.

Estamos à frente dos norte-americanos, que têm 18 horas e 54 minutos, e dos japoneses, que registraram em setembro 18 horas e 21 minutos. Em setembro de 2006, o tempo de navegação domiciliar dos brasileiros havia sido de 20 horas.

(Fonte: da Folha Online ) - 05/11/2007
Windows pode entrar no laptop de baixo custo

A Microsoft disse ter feito progressos na tentativa de criar uma versão do sistema operacional Windows XP compatível com o laptop de baixo custo XO, criado pela fundação Um Laptop por Criança.

O computador, criado para ser usado pela crianças de países pobres, usa como sistema operacional o software livre Linux.

Para a Microsoft, ficar fora de um projeto como esse significará a perda da oportunidade de expor dezenas de milhões de crianças em todo o mundo ao seu sistema.

(Fonte: Estadão) - 28/10/2007
Listando: 1330 de 1513

Anuncie

Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.